Bem vindo(a) ao blog mariCASA.

Se você mora ou trabalha em Maricá, com certeza deve ter alguma opnião para dar em relação ao município. A beleza natural é indiscutível. Para morar, o melhor lugar do mundo. Mas para trabalhar, as reclamações são muitas. Participe da nossa enquete, queremos saber sua opnião. E lembre-se que seus comentários são importantes para a Itaipuaçu e Maricá. Boa leitura!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Maricá-Itaboraí. Nova linha de ônibus será criada.


Licitação para escolha das empresas que farão o transporte deve acontecer em 60 dias. Antiga reivindicação das duas cidades ganhou ainda mais força com a chegada do Comperj


A licitação para a nova linha de ônibus entre Maricá-Itaboraí foi confirmada nesta quarta-feira pelo Departamento Estadual de Transportes (Detro-RJ) para o dia 7 de junho. Inicialmente, a concorrência pública havia sido marcada para o dia 2 de fevereiro, mas a data acabou sendo adiada em razão de um pedido de vista do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ).
A nova linha é parte de um pacote de solicitações feitas pela Prefeitura de Maricá ao governador Sérgio Cabral e ao Detro-RJ para atender ao crescimento da demanda de passageiros na região em função da instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). A ligação também seria uma antiga reivindicação da população dos dois municípios.
Duas empresas deverão ser escolhidas para operar o trajeto, em uma concessão de 15 anos renováveis por igual período por determinação do governo do estado, e se comprovada a excelência do serviço prestado.
A linha de número 100-R fará a ligação entre os municípios de centro a centro, com uma distância aproximada de 30 quilômetros, segundo o edital de licitação. O documento prevê, ainda, que, com a entrada em operação do Comperj – que deve ocorrer em três anos –, o ponto final seja levado do Centro de Itaboraí para a entrada principal da refinaria, que deverá ser no bairro de Itambi.

Avanço –
Na ocasião do lançamento do edital da licitação, em novembro, o presidente do Detro-RJ, Rogério Onofre, afirmou que este é mais um paradigma quebrado pelo governador Sérgio Cabral, pois “há mais de 50 anos não ocorria uma licitação para concessão de linhas de ônibus”.
Outras linhas de ônibus ligando Maricá a cidades como São Gonçalo, Nova Friburgo (na Região Serrana), Nova Iguaçu (na Baixada Fluminense) e Macaé (no litoral norte do estado) estão sendo pleiteadas. 

Fonte: O Fluminense