Bem vindo(a) ao blog mariCASA.

Se você mora ou trabalha em Maricá, com certeza deve ter alguma opnião para dar em relação ao município. A beleza natural é indiscutível. Para morar, o melhor lugar do mundo. Mas para trabalhar, as reclamações são muitas. Participe da nossa enquete, queremos saber sua opnião. E lembre-se que seus comentários são importantes para a Itaipuaçu e Maricá. Boa leitura!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Maricá-Itaboraí. Nova linha de ônibus será criada.


Licitação para escolha das empresas que farão o transporte deve acontecer em 60 dias. Antiga reivindicação das duas cidades ganhou ainda mais força com a chegada do Comperj


A licitação para a nova linha de ônibus entre Maricá-Itaboraí foi confirmada nesta quarta-feira pelo Departamento Estadual de Transportes (Detro-RJ) para o dia 7 de junho. Inicialmente, a concorrência pública havia sido marcada para o dia 2 de fevereiro, mas a data acabou sendo adiada em razão de um pedido de vista do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ).
A nova linha é parte de um pacote de solicitações feitas pela Prefeitura de Maricá ao governador Sérgio Cabral e ao Detro-RJ para atender ao crescimento da demanda de passageiros na região em função da instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). A ligação também seria uma antiga reivindicação da população dos dois municípios.
Duas empresas deverão ser escolhidas para operar o trajeto, em uma concessão de 15 anos renováveis por igual período por determinação do governo do estado, e se comprovada a excelência do serviço prestado.
A linha de número 100-R fará a ligação entre os municípios de centro a centro, com uma distância aproximada de 30 quilômetros, segundo o edital de licitação. O documento prevê, ainda, que, com a entrada em operação do Comperj – que deve ocorrer em três anos –, o ponto final seja levado do Centro de Itaboraí para a entrada principal da refinaria, que deverá ser no bairro de Itambi.

Avanço –
Na ocasião do lançamento do edital da licitação, em novembro, o presidente do Detro-RJ, Rogério Onofre, afirmou que este é mais um paradigma quebrado pelo governador Sérgio Cabral, pois “há mais de 50 anos não ocorria uma licitação para concessão de linhas de ônibus”.
Outras linhas de ônibus ligando Maricá a cidades como São Gonçalo, Nova Friburgo (na Região Serrana), Nova Iguaçu (na Baixada Fluminense) e Macaé (no litoral norte do estado) estão sendo pleiteadas. 

Fonte: O Fluminense

2 comentários:

  1. HELRILSON NASCIMENTO9 de maio de 2011 às 13:11

    A Viação RIO ITA daqui de Itaboraí, não está com nada, é uma empresa que dar vergonha na população Itaboraíense... Quem deveria operar na linha 100R ITABORAÍ - MARICÁ tem que ser a Viação NOSSA SENHORA DO AMPARO.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Helrilson, a viação Rio Ita, por ser a única de Itaboraí, tem um monopólio e faz o que bem quer. Deveria ter uma concorrência no local, assim a situação iria melhorar um pouco.
    Em relação à linha Itaboraí X Maricá, também concordo que a Viação Amparo deveria estar na frente.
    E pelo que vejo, era inicialmente para fevereiro, depois passou pra junho.. já estamos em setembro e nada foi feito. Infelizmente temos que conviver com promessas. Algo deveria ser feito de verdade, e não ficar nas promessas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!