Bem vindo(a) ao blog mariCASA.

Se você mora ou trabalha em Maricá, com certeza deve ter alguma opnião para dar em relação ao município. A beleza natural é indiscutível. Para morar, o melhor lugar do mundo. Mas para trabalhar, as reclamações são muitas. Participe da nossa enquete, queremos saber sua opnião. E lembre-se que seus comentários são importantes para a Itaipuaçu e Maricá. Boa leitura!

CONSTRUÇÃO, Dicas e novidades.

De madeira ou alvenaria? Qual a melhor casa?


Não se trata de melhor ou pior, existem vantagens em ambos os casos. A casa de madeira normalmente é pré-fabricada, e sua construção é bem mais rápida. Também tem a vantagem de proporcionar maior isolamento térmico e acústico. Deve-se tomar muito cuidado com a humidade interna (encanamentos) que pode ser fatal na durabilidade da madeira. Outra desvantagem é que a madeira aparente exige um gasto maior com manutenção.

Independente da que você escolher, recomendamos contratar um profissional com experiência para não se arrepender depois. Encontre bons profissionais em Maricá, no site mariCASA.com.br.

 _______________

Água na construção: muito cuidado.

A água é o grande segredo para uma massa forte e o grande causador de problemas em uma obra. Os problemas com a água vão desde chuvas, goteiras, infiltrações, vazamentos, à exata quantidade na mistura do material. É muito importante a presença de um engenheiro na hora de analisar o terreno, o tipo de solo, as instalações hidráulicas e outras etapas da obra.

Aqui, vamos alertar sobre alguns tópicos.

No Concreto – A água tem fundamental importância no concreto, visto que o cimento, quando hidratado, sofre uma reação química exotérmica (emite calor) que resulta no seu endurecimento.
Entretanto quando existe na massa do concreto mais água do que o cimento necessita para endurecer, este excesso não é absorvido na reação e "sobra" água no concreto, que fica fraco. É preciso cuidado com a água no concreto, devendo ser respeitada a quantidade estabelecida no projeto para o traço que se deseja utilizar e conseqüentemente para a resistência que se deseja obter. Não é recomendada também a adição de mais água depois de iniciada a mistura. Neste caso, uma ferramenta importante na obra, a betoneira, permite menos água na mistura do concreto, resulta em uma massa mais forte e mais homogênea e ocasiona menos perda e mais tempo para a sua utilização. Caso você não seja um engenheiro ou um técnico conhecedor do assunto, não altere a quantidade sem consultar um profissional.

Umidade nas paredes – Durante a construção é necessária atenção na impermeabilização das cintas, de maneira a proteger a alvenaria contra a umidade que vem do solo. A água do solo atinge a cinta e sobe pela alvenaria, atingindo-a até a altura de 1 metro. Quanto mais próxima a cinta dos terrenos úmidos, mais susceptível será a alvenaria ao ataque da água. Você pode verificar este problema quando surgem empolamentos que se desmancham com leve pressão das mãos. Uma maneira prática de corrigir este problema com seu revestimento consiste na aplicação de uma camada de tinta betuminosa na superfície da cinta, descendo pelas suas laterais em aproximadamente 15 cm, criando uma barreira isolante.

Na laje ou telhado – A laje mal-batida é também uma das vilãs comuns no que diz respeito ao problema "água". Normalmente aparecem rachaduras ou poças que se tornarão grandes dores de cabeça futuras. Visando uma melhor impermeabilização da laje, ou nos casos mais graves como pisos superiores com banheiros, saunas, etc. utilizar tinta betuminosa ou feltro asfáltico aplicado diretamente sobre a laje, antes do contra-piso superior ou do telhado.
No caso de telhado estilo colonial, comum em nossa região, devemos dar uma atenção especial ao ângulo de caimento das telhas. Dependendo do tipo de telha este ângulo pode variar, mas, na média, é de 20% na armação. Isto é, um telhado com uma caída de 2m, deve ser levantado em 40cm. Considerando que uma telha é colocada em baixo da superior e por cima da posterior, ela perderá queda, por isso não se deve facilitar o retorno da água.