Bem vindo(a) ao blog mariCASA.

Se você mora ou trabalha em Maricá, com certeza deve ter alguma opnião para dar em relação ao município. A beleza natural é indiscutível. Para morar, o melhor lugar do mundo. Mas para trabalhar, as reclamações são muitas. Participe da nossa enquete, queremos saber sua opnião. E lembre-se que seus comentários são importantes para a Itaipuaçu e Maricá. Boa leitura!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Correios em Maricá: o que não existia, agora piorou

Segundo o IBGE, a estimativa da população de Maricá em 2009, era de 123,492. Pelos meus cálculos, devido a grande procura de Maricá como cidade dormitório e pela valorização imobiliária, já passa de 150 mil. Outros dados porém, como a de 18.152 matrículas nas escolas maricaenses e com uma frota estimada de quase 21 mil automóveis, mostram que Maricá está com a sua área territorial de 362km2 bem ocupados. São, aproximandamente, 70km de praia e 5 lagoas principais.

Baseado nestes dados, fiz a seguinte pergunta aos Correios:

"Porque o município de Maricá inteiro, com mais de 120 mil habitantes e mais de 360km2 possui apenas um cep?"

É incrível, mas é verdade. Fora os ceps das unidades postais, Maricá possui apenas um Código de Endereçamento Postal. E obtive a seguinte resposta:

"Prezado Sr. Ricardo,
Informamos que ao longo deste ano estamos desenvolvendo juntamente com a prefeitura local o trabalho de mapeamento e cadastramento dos logradouros a fim de que em um futuro bem próximo possamos ter a área urbana de Maricá, que já conta com mais de 60 mil habitantes, totalmente codificada por logradouro, tendo portanto cada rua o seu CEP individual.
Lembramos que é um projeto que depende muito da organização da prefeitura local que é o órgão responsável pelo registro dos logradouros e bairros, sendo o trabalho dos Correios somente possível depois que o cadastro geral da prefeitura esteja devidamente organizado."

Mas o fato é, que morando há mais de dez anos na mesma residência, nunca recebi nenhuma carta, telegrama, revista ou cartão postal em minha casa. Nem eu e nem metade da população de Maricá. O bairro de Itaipuaçu então...

Esta semana, até o Nelson Motta reclamou dos Correios em sua coluna no jornal 'O Estadão'. Semana passada, os Correios tiveram destaque também na TV Band, pelos presidenciáveis. No debate realizado pela TV Band em 05 de agosto de 2010, O candidato José Serra afirmou que irá "estatizar empresas que são públicas" para que "sirvam ao interesse público e não partidário". E concluiu: "Não vou arrebentar empresas públicas como foi feito nos Correios e Telégrafos. Vou fazer com que os Correios voltem a ser o que eram antes". Eu gostei. E olha que nem é o meu candidato.

Pelas minha pesquisas e compras pela internet também posso afirmar que as grandes lojas online não confiam mais nos Correios para fazer entregas, pelo menos por estas bandas. Minha conclusão é que o 'loteamento político' incrementado pelos governantes dos últimos anos, de uma das empresas estatais mais confiáveis no passado, fez com que o serviço prestado pelos Correios em Maricá passassem de mal a pior.

Por: Ricardo Torres Homem

segunda-feira, 9 de agosto de 2010